quarta-feira, 18 de maio de 2011

Egas Moniz

Egas Moniz (António Caetano de Abreu Freire), nasceu em Avanca a 29 de Novembro de 1874 e faleceu em Lisboa a 13 de Dezembro de 1955.


Estudou na faculdade de Medicina em Coimbra, onde se doutorou e foi professor.

Posteriormente, foi para França onde ampliou os seus conhecimentos com os grandes neurologistas da altura. Em 1911, voltou para Lisboa para dar aulas na área de Neurologia.


Dedicou-se também a trabalhos de pesquisa sobre angiografia cerebral e da leucotomia pré-frontal, cuja descoberta o tornou mundialmente conhecido.  Foi ele que tornou a angiografia cerebral uma realidade. Este novo método foi concebido com o fim de fornecer aos neurologistas um auxiliar de investigação clínica principalmente no estudo das neoplasias. Esta nova técnica permitia observar as artérias do cérebro através dos espessos ossos do crânio através do raio X.

Após os êxitos obtidos com este método, Egas Moniz deu início a estudos na área das doenças mentais que resultaram na descoberta da leucotomia pré-frontal. Esta técnica consistia em cortar a substância branca dos hemisférios cerebrais para tratar certas doenças.

De inúmeros prémios que ganhou, destacam-se o Prémio de Oslo a 3 de Setembro de 1945 e o Prémio Nobel em 27 de Outubro de 1949.


Sem comentários:

Enviar um comentário