segunda-feira, 30 de maio de 2011

Branca Edmée Marques

Branca Edmée Marques de Sousa Torres nasceu em Lisboa a 14 de Abril de 1899, filha de Berta Rosa Marques e de Alexandre Théodor Roux, e aí faleceu a 19 de Julho de 1986.
Enquanto estudante, estagiou no Laboratório de Química Analítica no Instituto Superior Técnico sob orientação de Charles Lepierre.
Após terminar a sua licenciatura em Ciências Físico-Químicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e desejando especializar-se na ciência que mais a atraía, a radioactividade, em 1930 Branca Edmée Marques partiu para o Laboratoire Curie do Institut du Radium de Paris onde trabalhou três anos sob a orientação de Marie Curie.
Em 21 de Novembro de 1935 foi-lhe concedido o grau de Docteur ès Sciences Physiques com a menção de très honorable, a mais alta classificação em provas de doutoramento em França. Em 13 de Julho de 1936 foi reconhecida a equiparação deste Doctorat d’État ao grau de Doutor em Ciências Físico-Químicas das Universidades Portuguesas.

Branca Edmée Marques publicou seis trabalhos nos Comptes Rendus de l’Académie des Sciences de Paris, quatro dos quais ainda antes do seu doutoramento e que foram apresentados à Academia das Ciências de Paris por G. Urbain e Jean Perrin, sendo os outros dois já posteriores ao seu doutoramento e de colaboração com C. Chamié e H. Faraggi. Em 1936 publicou três artigos no Journal de Chimie Physique, todos na área dos seus estudos sobre o bário radífero.

Além destes, tem numerosos trabalhos individuais e de parceria com os seus colaboradores no Centro de Estudos de Radioquímica, de que destacamos Regina Grade, César Viana, Carlos Miranda, M. F. Lopes Cardoso e M. L. Sadler Simões, publicados em revistas nacionais ou sob a forma de comunicações a congressos nacionais e estrangeiros e publicados nas respectivas Actas ou Proceedings. Alguns dos trabalhos de Branca Edmée Marques foram citados por diversos cientistas (entre outros Irène Joliot-Curie e B. Goldschmith) e referidos em tratados.

Ainda no âmbito da sua actividade científica, Branca Edmée Marques escreveu uma breve biografia de Marie Curie para a revista Ciência, e outra de Jean Perrin a convite do Instituto Francês em Portugal no primeiro aniversário da morte do grande cientista.

Sem comentários:

Enviar um comentário